O Grupo

.

O Teatro VagaMundo, foi criado em dezembro de 2008 por Gabriela Amado e Daniel Lucas como um centro de investigação da arte do ator. A pesquisa desenvolvida pelo grupo busca uma aproximação entre a arte do ator e as manifestações populares de nossa cultura.

O Teatro VagaMundo já realizou apresentações em território nacional em diversos  estados, a citar: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso,  Mato Grosso do Sul, Rondônia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. Em outros países  latino-americanos o grupo esteve realizando temporada na Colômbia e se apresentou no Uruguai.

No ano de 2011 Teatro VagaMundo foi contemplado com o PRÊMIO Funarte Artes nas Ruas (Circo, Teatro e Dança) com o projeto “Palhaço Rabito aterriza na sua aldeia – uma ode às diferenças”. Através desse projeto, realizou apresentações do espetáculo La Perseguida em 12 aldeias indígenas do Rio Grande do Sul. No ano de 2013 realizou uma nova etapa deste projeto – denominada ETAPA GUARANI, com financiamento FAC RS – Fundo de Apoio à Cultura, através do Edital Sedas 2/2012.  VagaMundo circulou com o La Perseguida em 11 aldeias Guarani do RS.

Com esse espetáculo o grupo integrou a programação de importantes festivais e eventos no Brasil e América Latina, recebendo destaque por sua participação no:

–       Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá (Bogotá – Colômbia, 2010);

–        Festival Alternativo (Bogotá – Colômbia, 2010);

–        1ª Mostra de Rua do 3º FETISM (Santa Maria –RS, 2010);

–       3° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre (Porto Alegre-RS, 2011),

–       ‘Mostra seu Nariz’ do Festival de Curitiba (Curitiba-PR, 2011),

–       2° Encontro de Palhaços em Todo o Lugar (Ribeirão Preto–SP, 2011),

–       19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo (Florianópolis-SC, 2012),

–     10° SESC Festclown – Clownbaré Folgado (Brasília–DF,2012), Festival de Inverno SESC Rio (Nova Friburgo-RJ, 2013),

–     Festival Palco Giratório Sesc 2013 nas  cidades de: Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Cuiabá, Porto Alegre, Nova Friburgo, Campo Grande, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Velho e Florianópolis. 

O Teatro VagaMundo, com seus espetáculos e oficinas, tem realizado projetos junto a:

–       Fundação Teatro Varasanta – centro para a transformação do ator , dirigida por Fernando Montes (Colômbia) através da rede internacional O Corpo da Organicidade

–       Produtora Fênix de Teatro (SC) com o projeto ‘Cultura em Casa’,

–       Instituto Ação Brasil (SC) com a 1ª e 2ª edição do projeto ‘Artes nas Férias’,

–       UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Foz do Iguaçu),

E ao lado do SESC (RS) tem realizado diversas apresentações e circuitos com 20 unidades distintas, a constar em 2010 e 2011 através do Projeto Abrangência pelo SESC Santa Maria, visitando no total 16 cidades do interior do RS. Em 2011 participou do Aldeia SESC em Ijuí – RS e Santa Maria – RS, mediante o projeto Rio Grande no Palco (SESC Porto Alegre). Circulou em toda a Serra Gaúcha em 2011, e no ano de 2012 integrou a programação do 7º Festival Palco Giratório SESC em Porto Alegre-RS. No ano posterior, em 2013, realizou circuitos com seus espetáculos La Perseguida e Banana com Canela com 4 unidades do SESC RS: Farroupilha, Santa Rosa, São Borja, Carazinho; visitou 38 cidades em um total de 43 apresentações. Em 2013, La Perseguida realizou turnê nacional com o PALCO GIRATÓRIO SESC em 16 estados brasileiros num total de 46 apresentações!

No ano de 2010 o grupo viajou à Colômbia para a realização de temporada e para participação no Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, no qual esteve representando o Brasil com o apoio do Ministério da Cultura, em um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo.

Desde 2009, o grupo desenvolve um processo colaborativo com Fernando Montes (diretor do Teatro Varasanta – Colômbia) sobre o treinamento e a organicidade no trabalho do ator, para o qual recebeu apoio do Ministério da Cultura no ano de 2011. Através da parceria com Fernando Montes o Teatro VagaMundo esteve participando das atividades pedagógicas de importantes eventos, como o ECUM – Encontro Mundial de Artes Cênicas (Belo Horizonte-MG, 2011), o FILO – Festival Internacional de Londrina (Londrina-PR, 2011) e a Bienal do Teatro Físico – 8o Encontro de Atores Criadores (Goiânia-GO, 2013).

Junto ao Teatro Varasanta o grupo vem desenvolvendo o projeto O Corpo da Organicidade, através do qual foram realizadas diversos intercâmbios, laboratórios e atividades pedagógicas no Brasil e Colômbia. Participam desse trabalho artistas e pedagogos do Brasil, França, Itália, Equador, Colômbia, Argentina e Bélgica. Desde março de 2013 o Teatro VagaMundo e o Teatro Varasanta realizam um Laboratório Avançado com uma equipe internacional permanente. Esta equipe realiza um profundo trabalho de investigação e criação sobre a manifestação da natureza orgânica no trabalho do ator, sob a condução da brasileira Gabriela Amado e do colombiano Fernando Montes.

Com o espetáculo La Perseguida, que teve sua estreia oficial em dezembro de 2009, o grupo já visitou mais de 90 cidades num total de 151 apresentações, tendo um público estimado em 60.000 pessoas. No ano de 2011 estreou seu recente espetáculo Banana Com Canela, um trabalhosolo de Daniel Lucas com direção de Gabriela Amado. Até o momento o espetáculo Banana Com Canela, realizou mais de 70 apresentações, em 48 cidades, com um público estimado em 20.000 pessoas.

1 opinião sobre “O Grupo”

  1. quero participar do grupo como fasso meu numero e 05399989490 e 05391408666 esse e meu sonho porfavor mi respondam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s